This site uses cookies and other tracking technologies to provide you with our services, enhance the performance and functionality of our services, analyze the use of our products and services, and assist with our advertising and marketing efforts.

Cookie Policy   Privacy Notice

Visit http://www.esabna.com/ for more information about our products.

Válvulas Corta Fogo

Print Print

São dispositivos utilizados para atuar corretivamente em caso de retrocessos de chama. Esta situação ocorre quando a chama se alimenta dos gases existentes “dentro” do sistema (bico/maçarico/mangueiras/reguladores/cilindros), fazendo com que a chama percorra o sentido contrário da operação.
Conhecido também por “engolimento de fogo”, o retrocesso ocorre fundamentalmente pela diferença entre as velocidades de saída dos gases e a velocidade de queima da chama. Para que o sistema opere corretamente é necessário que essas velocidades sejam iguais.



Causas mais comum do Retrocesso de Chama

- Os reguladores ou o maçarico não estão corretamente ajustados (pressão/vazão);
- Insuficiência no sistema de fornecimento de gás;
- Obstrução no bico;
- O orifício do bico está aumentado, provavelmente devido ao uso incorreto da agulha de limpeza;
- Uma das mangueiras de gás está obstruída, ou o seu diâmetro é pequeno;
- Mistura gasosa (gás combustível + oxigênio) nas mangueiras.



Tipos de Retrocessos



Sendo assim, a Válvula Corta Fogo é um dispositivo de segurança que tem a função de extinguir a chama, sempre que ocorrer o retrocesso. Possuem modelos específicos para uso em maçaricos e reguladores, e seu uso é obrigatório conforme a Norma Regulamentadora 18 do Ministério do Trabalho.

* NR 18.11.6: As mangueiras devem possuir mecanismos contra o retrocesso das chamas na saída do cilindro e chegada do maçarico.


Funções

As válvulas de segurança podem atuar de maneiras diferentes para minimizar, evitar e extinguir a chama proveniente dos retrocessos. As funções típicas de segurança são:

Função de Retenção Gasosa ou Fluxo Unidirecional

Os retrocessos acontecem onde existe mistura entre o oxigênio e um gás combustível. A retenção impede que esta mistura gasosa exista dentro das mangueiras, minimizando os riscos de retrocesso nas mesmas. Trata-se de um dispositivo de segurança muito útil e preventivo, porém ineficaz quando utilizado sem o apoio de um elemento que extinga a chama, em casos onde já exista o retrocesso.


valvula


Absorção de Calor

Para que haja fogo é necessária a presença ao mesmo tempo de calor, oxigênio e combustível. Quando já existe um retrocesso de chama, a alternativa para extingui-lo é eliminar um destes três elementos. Filtros de aço inox sinterizados montados nas válvulas corta fogo têm uma grande capacidade de absorção de calor, extinguindo assim a chama.


fogo

Interrupção do Fluxo Gasoso

Algumas situações como incêndios nas mangueiras, fontes de calor externas e retrocessos repetidos podem levar a acidentes. Nestes casos, de forma a aumentar a segurança, é necessária a utilização de um dispositivo que interrompe o fluxo de oxigênio e/ou gás combustível que alimentam a chama.


fluxo