This site uses cookies and other tracking technologies to provide you with our services, enhance the performance and functionality of our services, analyze the use of our products and services, and assist with our advertising and marketing efforts.

Cookie Policy   Privacy Notice

Visit http://www.esabna.com/ for more information about our products.

Print Print

GOIVAGEM


A goivagem ou abertura de sulcos é uma das variações das operações possíveis com equipamentos de oxicorte. Ela consiste na utilização de um bico de corte construído com um geometria angular para permitir a aplicação de um jato de corte tangencialmente á superfície da chapa ou cordão de solda. A saída do jato de corte do bico também é modificada para produzir um jato de oxigênio curto e largo.

A finalidade da goivagem se resume em duas operações:

- abertura de sulcos em placas para posterior soldagem. O tamanho do sulco vai depender da especificação da numeração do bico.
- remoção de cordões de solda ou parte destes após a detecção de defeitos de soldagens.

Normalmente os bicos possuem um inserto de metal duro em sua parte inferior que entra em contato com a chapa para resistir ao atrito e garantir a correta distância de operação.

Uma variação dos bicos de goivagem são bicos removedores de rebites (rivet extractors) que possuem um jato de corte menor e são aplicados na remoção rápida de cabeças de rebites e parafusos na desmontagem e manutenção de estrutura metálicas montadas.

Os bicos podem trabalhar com oxigênio e acetileno ou oxigênio e GLP.

goivagem

Conheça nossa linha

A Condor possui diversos produtos voltados para essa aplicação. São equipamentos que oferecem segurança e durabilidade.