This site uses cookies and other tracking technologies to provide you with our services, enhance the performance and functionality of our services, analyze the use of our products and services, and assist with our advertising and marketing efforts.

Cookie Policy   Privacy Notice

Visit http://www.esabna.com/ for more information about our products.

Print Print

ESCARFAGEM


Escarfagem é a terminologia utilizada para definir o processo de remoção de defeitos de uma superfície por “lavagem” e não pelo corte por penetração como o oxicorte convencional.

O processo de escarfagem (“scarfing process”) consiste na aplicação de calor e um jato de oxigênio de baixa velocidade e grande vazão. Este jato atinge a superfície de maneira tangencial removendo os defeitos superficiais normalmente entre 1 a 2 mm  de profundidade.

Esta técnica é aplicada em lingotes, biletes, arestas de blanks e principalmente superfícies de “slabs” (chapas grossas) para a remoção dos defeitos provenientes do lingotamento como dobras, riscos, trincas e inclusão de escórias. A superfície escarfada apresenta melhores resultados para os processos posteriores como a laminação.


Equipamentos

Os equipamentos podem ser manuais ou máquinas automatizadas. Os maçaricos de escarfagem manuais podem ou não ser equipados com um alimentador de varetas que facilitam o início da operação. Já as máquinas são equipamentos mais robustos que chegam a escarfar superfícies de 20 m² em minutos. Estas máquinas trabalham com unidades posicionadas lado a lado com ângulos calibrados para a passagem do fluxo de oxigênio de maneira uniforme e contínua.

O processo de escarfagem trabalha de maneira eficiente para os defeitos superficiais. A remoção de defeitos internos ou alteração da estrutura granular dos aços não é possível com este processo.

escarfagem

Conheça nossa linha

A Condor possui diversos produtos voltados para a operação de escarfagem.

São equipamentos voltados para o alto desempenho, segurança e economia nas aplicações.